segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Estações Totais

Alyne Zambonini RA:20571973
Gabriela Mendonça RA:20754504
Natália F. Coutinho RA:20653648
Marcelo Annicchino RA:20625978
José Lourenço Nór RA:20705796


Estações Totais


 A Estação Total ou Taqueômetro é um equipamento topográfico, óptico e eletrônico utilizado para medir ângulos verticais, horizontais e também distâncias lineares em terrenos.
 De acordo com evolução dos aparelhos de medida de ângulos e distâncias, surgiu como inovação este novo instrumento, que é a junção do teodolito eletrônico digital com o distanciômetro eletrônico, montados num só bloco.



 A estação total armazena dados captados e faz alguns cálculos em campo. São determinados ângulos e distâncias do instrumento até pontos a serem examinados. Com a trigonometria, os ângulos e distâncias são utilizados para fazer os cálculos das coordenadas das posições atuais (X, Y e Z) dos pontos examinados, ou a posição do instrumento com relação a pontos conhecidos.





 Para medir os pontos, posicione o equipamento em um lugar plano e livre de obstáculos e mire até o prisma. O prisma fica posicionado em uma ‘’vara’’ metálica e é colocado no ponto desejado para medir. Após essas etapas, a Estação Total emite um feixe de laser que reflete no prisma e volta para o equipamento.
 Pelo tempo de resposta e o ângulo de rotação da luneta o computador interno faz os cálculos dos ângulos e distâncias armazenando os pontos em sua memória interna.  Depois de gravar todas as informações necessárias dos pontos da medição, é só baixar os dados em um computador e desenhar o terreno ou construção.



 Coordenadas:


 É necessário duas coordenadas para definir a posição de um ponto. As coordenadas polares precisam de um alinhamento e de um ângulo. As coordenadas planas cartesianas precisam de duas linhas compreendidas em um sistema ortogonal.
 
A Estação Total mede coordenadas polares, as quais são convertidas em coordenadas planas cartesianas com base em um sistema ortogonal. Essa conversão pode ser feita pelo equipamento ou depois no escritório.


Medição de Ângulos:


 O ângulo horizontal α entre as duas direções definidas pelos pontos P1 e P2 independe da diferença de elevação existente entre eles, desde que a luneta tenha movimento livre no plano vertical, independentemente da direção horizontal. Essa condição, só é desejada satisfatoriamente em condições ideais. O ângulo vertical é a resposta da diferença vertical entre uma direção e a direção do ponto classificado. O ângulo vertical só está certo se a leitura do zero no círculo vertical do aparelho ser precisamente a direção zenital. Os desvios das condições ideais são resultantes de erros dos eixos do aparelho e pelo nivelamento não preciso. Z1 = ângulo zenital em relação a P1, Z2 = ângulo zenital em relação a P2, α = ângulo horizontal entre as duas direções determinadas pelos pontos P1 e P2.

Instalando o instrumento:


1. Abra as pernas do tripé no terreno e aperte firmemente as travas ou os parafusos.
2. Coloque o tripé instalado o máximo possível na horizontal, se assegurando que as suas pernas fiquem firmemente apoiadas no solo.
3. Coloque a Estação Total sobre o tripé e fixe-o usando o parafuso de fixação central.


Nivelando o instrumento:


 Depois de instalar o aparelho, nivele-o utilizado a bolha circular. Gire dois dos parafusos calantes em direções opostas e simultaneamente. O dedo indicador da mão direita indica a direção na qual a bolha deve se mover. Use o terceiro parafuso calante centralizando a bolha. Para certificar o nivelamento, rotacione o instrumento 180°. A bolha deverá permanecer centralizada. Se isso não acontecer, será necessário a calibração do instrumento.
 Para um nível, o compensador corrige automaticamente o nivelamento final. O compensador é feito de um conjunto de prismas que direcionam o raio de luz para o centro do retículo, mesmo se tiver algum desnivelamento da luneta. Se o operador após nivelar o nível mover um pouco uma das pernas do tripé, ele irá notar que a linha de visada se move ao redor da leitura na mira, se mantendo sempre sobre o mesmo ponto. Esse é o modo de testar se o compensador pode mover-se livremente.


Instalando a Estação Total sobre um ponto no solo:


1.  Coloque o tripé aproximadamente sobre o ponto no solo. 
2. Verifique a posição do tripé, em todos os lados, deixando sua base aproximadamente na horizontal e sobre o ponto desejado.
3. Fixe as pernas do tripé firmemente no solo e use o parafuso de fixação central para fixar o aparelho sobre o tripé. 
4. Ligue o prumo a laser e rode os parafusos calantes até o ponto laser ou o prumo ótico ajustar com o ponto no solo.
5. Centralize a bolha circular regulando as pernas do tripé.
6. Após nivelar o instrumento, desaperte o parafuso de fixação central movimentando o equipamento sobre a base do tripé, até o ponto laser ajustar com o ponto no solo. 
7. Aperte novamente o parafuso de fixação central.


 Para não ter erro na medição, por conta de condições atmosféricas ou os erros de colimação residuais, a Estação Total deve estar na mesma distância dos dois pontos.

 Basicamente, as características principais de uma Estação Total são: teodolito com um distanciômetro, um coletor de dados acoplados, podendo medir e gravar ângulos e distâncias ao mesmo tempo e um tripé.

 A Estação Total é um aparelho muito utilizado na construção civil, sendo ele essencial na Topografia e engenharia civil.


Bibliografia

Websites


2 comentários: