quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Teodolitos

Fernanda Araújo da Silva - 20730294
João Paulo Campos Fernandes - 20694512
Stephani Lopes Gundim - 20709072
Vanessa Silva Silveira - 20636871
William Silva Mendes - 20750068


Teodolitos

Teodolito é um instrumento usado para medição. Geralmente utilizado na Engenharia para medição de grandes obras, o Teodolito é um instrumento para a medição de ângulos verticais e horizontais, usado em redes de triangulação, aplicados em levantamentos topográficos e na agrimensura. O Teodolito é também utilizado na astronomia.




Um teodolito deve ser montado em um tripé para nível ou posicionado onde o usuário possa observar. Deve-se encontrar o norte verdadeiro utilizando-se uma bússola e incluindo a declinação magnética do lugar, apontar para esse norte ou para uma referência e nivelar com o horizonte. O observador faz leituras olhando através do telescópio ou ajustando a mira vertical para encontrar a extrema esquerda do objeto em estudo. O círculo horizontal é então rotacionado e travado no lugar. A direção específica do círculo deve ser gravada pelo observador. Após isso, o próximo objeto é estudado rotacionando o círculo no sentido anti-horário, o que é repetido até todos os objetos forem lidos.



O teodolito é desenvolvido em três formas: padrão Y, trânsito e Everest. As três formas possuem base circular dividida em seções, com pernas feitas de aço. No teodolito Y, o suporte do telescópio é baixo. O telescópio é apoiado em uma armação com suportes. O teodolito Everest possui suporte baixo, bem como o telescópio imóvel. O teodolito Everest é similar ao Y, mas difere na estrutura do circulo vertical, que possui dois arcos. Por fim, o teodolito trânsito não apresenta ocular no telescópio e emprega o uso de um prisma.

Comparado aos usos tradicionais de teodolitos, o método moderno para utilizar teodolitos utiliza leituras digitais ou eletrônicas. Um codificador rotativo faz a leitura para o observador. O desenvolvimento de sensores permitiu aos inventores adicioná-lo no plano focal, possibilitando ao observador meios de marcar automaticamente os objetos e medi-los instantaneamente, usando o software embutido.






Referência

DOPP, Carlos Henrique Rocha. TEODOLITO: UMA FORMA DE TRABALHAR AS RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NA PRÁTICA. 2013. 9 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013. Disponível em: <http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/viewFile/577/229>. Acesso em: 17 set. 2015.

FAVORS, Paul. Como um teodolito funciona. Disponível em: <http://www.ehow.com.br/historia-teodolito-sobre_93553/>. Acesso em: 17 set. 2015.

RIO DE JANEIRO. Luciene Pereira da Veiga. Museu de Astronomia e Ciências Afins - Mast (Comp.). Teodolito: Atualidade. 2010. Disponível em: <http://www.mast.br/multimidia_instrumentos/teodolito_atualidade.html>. Acesso em: 17 set. 2015.

RIO DE JANEIRO. Luciene Pereira da Veiga. Museu de Astronomia e Ciências Afins - Mast (Comp.). Teodolito: Histórico. 2010. Disponível em: <http://www.mast.br/multimidia_instrumentos/teodolito_historico.html>. Acesso em: 17 set. 2015.


VINICIUS. Teodolito: o que é e como usar. 2014. Disponível em: <http://www.monolitonimbus.com.br/teodolito-o-que-e-e-como-usar/>. Acesso em: 17 set. 2015.

Um comentário: