segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Estação Total

Fernanda Araújo da Silva – 20730294
João Paulo Campos Fernandes - 20694512
Stephani Lopes Gundim - 20709072
Vanessa Silva Silveira - 20636871
William Silva Mendes – 20750068


O que é e para que serve
Uma Estação Total é um equipamento para medições topográficas, que faz medições de ângulos verticais e horizontais e também de distâncias lineares. É um instrumento eletrônico utilizado na medida de ângulos e distâncias. A estação total pode ser explicada como a junção do teodolito eletrônico digital com o distanciômetro eletrônico, montados num só bloco.
A informação pode ser enviada do teodolito para um computador e um software aplicativo irá gerar um mapa da área estudada. Algumas estações totais também tem uma interface de GPS que combina essas duas tecnologias para fazer uso das vantagens de ambas.




Forma de Uso
Para fazer a medição é necessário posicionar a estação total num local livre de obstáculos e mirar até o prisma. O prisma fica sobre uma “vara” metálica e deve ser colocado sobre o ponto onde se quer medir. A estação total então emite um feixe de laser que reflete no prima e retorna ao equipamento.
Pelo tempo de resposta e o ângulo de rotação da luneta da estação o computador interno calcula os ângulos e distâncias armazenando os pontos em sua memória interna. Após pegar todos os pontos necessários para a medição, basta baixar os dados em um computador e desenhar o terreno ou construção aferida.




Diferença entre Estação Total e Teodolitos
A diferença entre uma estação total e um teodolito é que o teodolito apenas mede os ângulos horizontais de verticais e sem guardar na memória, sendo necessário anotar em uma planilha. A estação total é capaz de inclusive armazenar os dados recolhidos e executar alguns cálculos mesmo em campo.
Alguns modelos modernos são robotizados permitindo ao operador controlar a máquina à distância via controle remoto. Isso elimina a necessidade de um assistente a segurar o prisma refletor sobre o ponto a ser estudado. O próprio operador segura o refletor e controla a máquina a partir do ponto observado.





Bibliografia


http://teotec.com.br/home/

Um comentário: