quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Drones

Alyne Zambonini Pinto RA:20571973
Gabriela Ribeiro de Mendonça RA:20754504
Natália Ferreira Coutinho RA:20653648 
Marcelo Annicchino Vieira de Oliveira RA:20625978
José Lourenço Nór RA:20705796


 Drones

 O drone funciona como um espião particular, para vistoriar e vigiar grandes áreas aereamente. É uma espécie de helicóptero em miniatura. O Drone é um aparelho de dados da Fotogrametria. A Fotogrametria recolhe dados das áreas remotamente, enquanto a Topografia utiliza o solo como base de aquisição de dados, a Fotogrametria utiliza o espaço aéreo e ambas as ciências tem o mesmo objetivo “coletar informações georreferenciadas” e representar estas informações em forma de mapa.

 Os drones foram criados com custo mais barato do que um satélite, com funções parecidas, como capacidade de vigilância, monitorização de produções agrícolas, levantamentos topográficos, supervisão do tempo e desastres naturais ou qualquer outro fenômeno que os satélites de baixa altitude controlam.




Projeto de Fotogrametria: Dividido em 3 etapas

Planejamento do Voo, Execução do Voo, Processamento dos Dados.

 Planejamento do Voo: É definida a altura do voo, resolução do mapeamento, quantidade de imagens fotografadas, quantidades de faixas de voo, você deverá conhecer qual será a área mapeada, para isto normalmente é utilizado o Google Earth, de posse da área e suas dimensões são definidos os parâmetros do voo.
 Execução do Voo: É realizado o voo fotografando a área selecionada e caso o projeto exija uma alta precisão são coletados os pontos de controle (alvos) em solo.
Processamento dos Dados: Através das imagens coletadas e das informações do voo estes são processados em softwares específicos e gerados os principais produtos.
 Depois do pós-processamento dos dados colhidos com o voo, as fotos junto com o log do voo são processadas e então é feito o Mosaico de Orfotos, este é o principal produto derivado da Fotogrametria, ele junta as imagens individuais em uma única imagem georreferenciada, é uma imagem que tem a mesma função de um mapa de traço, nesta imagem é possível realizar medidas lineares, angulares e vetoriais.





 Para captar imagens, ele faz o voo carregando uma ou mais câmeras de vídeo, ele é controlado do chão com o auxílio de um controle, porém mostrando do alto tudo o que está acontecendo em todas as áreas desejadas para o levantamento.
 A câmera que um deles carrega tira fotos e filma em alta definição. Pode voar a até 60 metros de altura e, conforme as condições, pode ficar até 40 minutos voando, período que daria para documentar cerva de 40 hectares.
Uma estação meteorológica indica temperatura, pressão atmosférica, direção de vento e também é utilizada como antena para se comunicar facilmente com o drone.
 Ele tem um computador de bordo e GPS que capta sinais de oito satélites e é possível fazer um sobrevoo milimetricamente preciso. No caso das florestas comerciais de eucalipto, um primeiro uso certo é no combate das formigas.
 As informações coletadas pelo drone são mais rápidas e baratas. Ele faz fotos precisas do capão de eucalipto, e um aplicativo de reconhecimento de imagem não só vai achar onde estão localizados os formigueiros, como já vai mostrar o tamanho que eles têm. 





 Equipamento utilizado na Engenharia e Topografia:

  • Mapeamentos Diversos para várias fases do Projeto
  • Inspeção e acompanhamento de Obras
  • Sistema de Informações Geográficas

Bibliografia



2 comentários:

  1. O estudo de caso deveria focar e explicar uma aplicação específica do instrumento na engenharia ou na arquitetura. (-0,5)

    ResponderExcluir