sábado, 10 de outubro de 2015

Níveis Topográficos


Carolina dos Santos Silva    RA:20326290

Carolina Pereira Ramos      RA:20748943
Thainá Rocha Neves           RA:20509665
Vitor Daniel Freitas             RA:20751762

NÍVEIS TOPOGRÁFICOS



 O que são e quais suas principais características?


    O nível é um aparelho topográfico especialmente apto à medição de desníveis, com ele é fácil materializar rigorosamente uma visada horizontal. 
   Possui uma luneta astronômica, nivelas esféricas e/ou tóricas e ainda parafusos nivelantes da base. os equipamentos podem ser classificados em ópticos, digitais e a laser.

Funcionamento e uso

Nos digitais, a leitura na mira é efetuada automaticamente empregando miras em código de barra.

 Nos níveis lasers, o equipamento lança um feixe de raios laser no plano horizontal, invisível ou visível, e em 360º. Este feixe pode ser captado por um sensor acoplado, ou a uma mira, ou a alguma máquina de terraplenagem.
Os níveis ópticos podem ser classificados em mecânicos e automáticos. No primeiro caso, o nivelamento "fino ou calagem" do equipamento é realizado com o auxílio de níveis de bolha bipartida. Nos modelos automáticos a linha de visada é nivelada automaticamente, dentro de um certo limite, utilizando-se um sistema compensador (pendular).

O nível de horizontalização automática é, atualmente, o tipo de nível mais utilizado, possuindo um mecanismo interno que, atuando por gravidade, permite colocar a linha de visada perfeitamente horizontal desde que haja uma aproximação, prévia, à horizontal, o que se consegue com a nivela esférica. 


Fontes:



http://www.georeferencial.com.br/old/material_didatico/apostila_topografia_UFPR.pdf

Um comentário: