domingo, 11 de outubro de 2015

Estações Totais

Carolina dos Santos Silva    RA:20326290

Carolina Pereira Ramos      RA:20748943

Thainá Rocha Neves           RA:20509665

Vitor Daniel Freitas             RA:20751762


Estações Totais


O que são e quais suas principais características?


   A evolução dos instrumentos, de medida de ângulos e distâncias trouxe como consequência o surgimento deste novo instrumento, também chamado de taqueômetro, que pode ser explicado como a junção do teodolito eletrônico digital com o distanciômetro eletrônico, montados num só bloco.
   É utilizado na medida de ângulos (verticais, horizontais e distâncias lineares) através de scanner eletro-óptico de extrema precisão de códigos de estação totalbarra digitais atados em cilindros ou discos de vidro rotativos dentro do instrumento. Possui também a capacidade para armazenar os dados recolhidos e executar alguns cálculos.
   A diferença entre uma estação total e um teodolito é que o teodolito apenas mede os ângulos horizontais de verticais e sem guardar na memória, sendo necessário anotar em uma planilha.

Distâncias e ângulos medidos pelas estações totais

Funcionamento e uso


   A Estação Total mede coordenadas polares, as quais são transformadas em coordenadas planas cartesianas baseadas em um sistema ortogonal. Essa transformação pode ser realizada pelo próprio instrumento ou posteriormente no escritório. As de melhor qualidade são capazes de medir ângulos abaixo de 0,5″
   Alguns modelos modernos são robotizados permitindo ao operador controlar a máquina à distância via controle remoto. Isso elimina a necessidade de um assistente a segurar o prisma refletor sobre o ponto a ser estudado. O próprio operador segura o refletor e controla a máquina a partir do ponto observado.










Fontes:






https://www.ufpe.br/cgtg/SIMGEOIII/IIISIMGEO_CD/artigos/Cad_Geod_Agrim/Geodesia%20e%20Agrimensura/A_45.pdf

Um comentário: