quinta-feira, 24 de setembro de 2015

EQUIPAMENTOS TOPOGRÁFICOS: TEODOLITO

EQUIPAMENTOS TOPOGRÁFICOS:
TEODOLITO

Turma: m2c
Bruno Buzatti
Maria Eduarda
Flavio Moreira
Eduardo Rocha
Rafael Alves 
Gabriel Castro
Diogo Guimarães

            O teodolito é um instrumento topográfico parecido com um telescópio, usado para medir ângulos horizontais e verticais, a fim de medir as coordenadas e pontos altos e baixos de um determinado terreno. Existem teodolitos eletrônicos e sofisticados, porém os óticos-mecânicos bons também fornecem dados precisos.  






            Para utilizar um teodolito, basta coloca-lo em um ponto e mirar em outro ponto. Depois de feito, aparecerão os valores dos ângulos dos eixos vertical e horizontal, assim calculando-se as distâncias relativas. É geralmente colocado de acordo com o campo magnético da Terra, ou para uma referência, e nivelar com o horizonte, por isso ele possui uma bússola para seu ajuste. O observador faz leituras olhando através do telescópio e ajustando a mira horizontal (azimute) e vertical (elevação) para encontrar a localização do objeto em estudo, anotando os ângulos obtidos Assim, pode se relacionar esses valores de ângulos com triângulos, (conceito trigonométrico de triangulação) simplificando as relações, utilizando cálculos de seno, cosseno e tangente para que se possa fazer análises de medidas de grandes distâncias precisas.






As características principais são de um telescópio ou dois, cada um com um alcance diferente, fixado em um tripé, com indicadores de nível, e permitindo assim uma rotação horizontal ou vertical. Ambos os eixos perpendiculares de um teodolito estão equipados com círculos graduados para leitura dos valores de azimute e elevação.




Estes equipamentos podem ser usados em trabalhos de engenharia e arquitetura que envolva medição de deformações em grandes obras como, barragens, hidrelétricas, pontes, medição industrial, exploração de minérios, além de ser aplicado em levantamentos topográficos e geodésicos. Determinação das coordenadas de um conjunto de pontos, que descrevam geometricamente uma parcela da superfície do terreno, com rigor e aproximação necessários.

                           




REFERÊNCIAS:




Um comentário:

  1. O estudo de caso deveria focar e explicar uma aplicação específica do instrumento na engenharia ou na arquitetura. (-0,5)

    ResponderExcluir