quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Níveis Topográficos


Alyne Zambonini RA:20571973
Natália F. Coutinho RA:20653648
Marcelo Annicchino RA:20625978
José Lourenço Nór RA:20705796



Níveis Topográficos

 O nível é um aparelho topográfico, utilizado para determinar a diferença de altura e cotas entre dois pontos de superfícies em terrenos, ele define com precisão um plano horizontal ortogonal à vertical definido pelo eixo principal do equipamento.






  Para utilizar esse equipamento, é preciso posiciona-lo no local desejado em uma superfície plana apoiado no tripé, fixando os pés no solo, pressionando com o pé no dispositivo apropriado. O ponto escolhido pode ser qualquer um, desde que seja um ponto estratégico, que permita a melhor visibilidade de todos os pontos. Pressione o nível sobre a base do tripé, o posicionando no centro da base e o fixando. Calar a nivela esférica, ela deve ser calada somente no momento em que se coloca o nível no tripé. Ela é uma nivela de baixa resolução e esta não mais se desertificará durante o processo. Se for um nível bloco é preciso calar a nivela tórica, com o auxilio de um parafuso de inclinação. Faça observações sobre a mira e comece a fazer as leituras, focando a imagem e os fios do retículo utilizando parafusos apropriados. 






Eixos principais do nível:



 Esse equipamento tem como características principais: Luneta astronômica, ocular, sistemas de compensação, parafuso de chamada horizontal, nivelas esféricas e ou/ teóricas, limbo horizontal, dispositivos de calagem, prumo esférico de cantoneira,sapatas de nivelamento e tripé. Também é utilizado a Mira, que são réguas graduadas posicionadas verticalmente nos pontos a nivelar e nas quais se mede a intersecção do plano horizontal traçado pelo nível. Sua menor medida é o cm; é contado de dm em dm, enquanto os metros são indicados por algarismos romanos ou pontos. Um nível de cantoneira ou um nível de bolha junto à mesma facilita sua verticalidade. Podem ser extensíveis ou dobráveis. Sempre se lê 4 dígitos : metro, decímetro, centímetro e milímetro.










 Os níveis podem ser classificados em ópticos, digitais e a laser Os níveis ópticos são classificados em mecânicos e/ou automáticos. Nos níveis mecânicos e/ou automáticos, o nivelamento "fino ou calagem" do aparelho é feito utilizando níveis de bolha bipartida. Nos modelos automáticos, a linha de visada é nivelada automaticamente, dentro de um determinado limite, com o auxilio de um sistema compensador pendular.
 Nos digitais, a leitura na mira é feita automaticamente empregando miras em código de barra. 
 Nos níveis lasers, é lançado pelo equipamento um feixe de raios laser no plano horizontal, sendo ele no ângulo de 360°, visível ou invisível. Ele pode ser captado pela mira ou por um sensor acoplado, ou por uma máquina de terraplanagem. 
 Hoje em dia, os níveis mais utilizados são os óticos ou digitais. Temos dois tipos de níveis, os níveis bloco e níveis de horizontalização automática. No nível bloco, a luneta é horizontalizada com o auxilio de uma nivela tórica colocada no montante da luneta. 
 O nível topográfico é muito utilizado na topografia, como foi dito nesta pequisa e na construção civíl, sendo muito útil para nivelamento de linhas; perfis longitudinais e seções transversais; nivelamento de áreas.

Bibliografia

Websites

Um comentário:

  1. O estudo de caso deveria focar e explicar uma aplicação específica do instrumento na engenharia ou na arquitetura. (-0,5)

    ResponderExcluir