sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Estaçao Total

Estação Total

O que é uma estação total?
Uma Estação Total resumidamente, é um equipamento para medições topográficas, que faz medições de ângulos verticais e horizontais e também de distâncias lineares.

Como funciona uma estação total?
Para fazer a medição é necessário posicionar a estação total num local livre de obstáculos e mirar até o prisma. O prisma fica sobre uma “vara” metálica e deve ser colocado sobre o ponto onde se quer medir. A estação total então emite um feixe de laser que reflete no prima e retorna ao equipamento.
Pelo tempo de resposta e o ângulo de rotação da luneta da estação o computador interno calcula os ângulos e distâncias armazenando os pontos em sua memória interna. Após pegar todos os pontos necessários para a medição, basta baixar os dados em um computador e desenhar o terreno ou construção aferida.

Qual é a diferença entre o teodolito e a estação total?
estação totalO teodolito apenas mede os ângulos horizontais de verticais e sem guardar na memória, sendo necessário anotar em uma planilha, enquanto a estação total tem um computador interno para armazenamento.

estação total estação total

Uma explicação mais técnica
Pode ser explicado como a junção do teodolito eletrônico digital com o distanciômetro eletrônico, montados num só bloco.
A estação total é capaz de inclusive armazenar os dados recolhidos e executar alguns cálculos mesmo em campo. Com uma estação total é possível determinar ângulos e distâncias do instrumento até pontos a serem examinados. Com o auxílio de trigonometria, os ângulos e distâncias podem ser usados para calcular as coordenadas das posições atuais (X, Y e Z) dos pontos examinados, ou a posição do instrumentos com relação a pontos conhecidos, em termos absolutos.
Prisma Refletor
A maioria dos instrumentos das Estações Totais medem ângulos através de scanner eletro-óptico de extrema precisão de códigos de estação totalbarra digitais atados em cilindros ou discos de vidro rotativos dentro do instrumento. As Estações Totais de melhor qualidade são capazes de medir ângulos abaixo de 0,5″. A típica Estação Total EDM pode medir distâncias com precisão de cerca de 0,1 milímetros, mas a maioria das aplicações requer precisão de 1,0 milímetro. Essas estações totais usam um prisma de vidro como refletor para o sinal EDM, e pode medir distâncias de até quilômetros, mas alguns instrumentos não possuem refletores e podem medir distâncias de objetos que estão distintos por cor, limitando-se a poucas centenas de metros.

Alguns modelos modernos são robotizados permitindo ao operador controlar a máquina à distância via controle remoto. Isso elimina a necessidade de um assistente a segurar o prisma refletor sobre o ponto a ser estudado. O próprio operador segura o refletor e controla a máquina a partir do ponto observado.

Fontes:
Livro
Topografia Geral - João Casaca, João Matos e Miguel Baio. 

Nomes:
Bruna Borim; RA: 20720061
Isabela Tottoli; RA: 20681002
Gabriela Amorim; RA: 20647188
Giovana Cirstensiense; RA: 20727079
Túlio Segala; RA: 20695143
Verônica Venâncio; RA: 20751326

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Estações Totais

Guilherme Vieira RA: 20642339
Renan Rezende RA: 20646121
Bianca Ferreira RA: 20694604
Luan Gebim  RA: 20662625
Giovana Rebeca RA: 20647174
Vinicius da Silva RA: 20318826
Mariana Mir RA: 20329828

Estações Totais


Descrição do esquipamento: O que é, para que serve, como se usa, quais são suas características principais?


O aparelho Estação Total é a junção do teodolito eletrônico digital com o distanciômentro eletrônico, montados num só bloco, este aparelho também pode ser chamado de Taqueômetro. Existem dois tipos de compensadores para as Estações Totais, são o Simples (corrige apenas o angulo vertical) e o Duplo (Corrige o ângulo vertical e horizontal).
Este aparelho serve com o propósito de corrigir a angulação do terreno, ele é utilizado para medir ângulos e distancias a fim de conserta-las automaticamente.




Ele é posto em um terreno livre de obstáculos e ao mira-lo no prisma, o aparelho então emite um feixe de laser que reflete no prisma e retorna ao equipamento. O prisma fica no posicionado no lugar de estudo e fica parado sobre um cabo metálico ou com alguém o segurando.
Ao utiliza-lo deve considera-se o grau de inclinação do instrumento e o tempo, pois dependo, um vento pode alterar o resultado final. Alguns destes aparelhos já são robotizados e permitem serem controlados através de controle remoto, com isso necessitando da ajuda de apenas uma pessoa para operar a máquina.



 Normalmente, para a execução, são necessárias três pessoas, um engenheiro agrimensor, e outros dois assistentes para segurar e, assim, fazer a medição correta com a ajuda dos prismas.



Qual é o seu usado na Arquitetura/Engenharia?


As Estações Totais atuam de forma que monitoram obras, medem as deformações e deslocam terras, com isso corrigem os desnivelamentos, geralmente automaticamente, com os ângulos verticais e horizontais. O aparelho é usado para grandes obras, que precisam de mais rigor na construção, e é aplicado em levantamentos topográficos ou geodésico.

 (Estação Total)

 (Prisma Refletor)

Bibliografia


quarta-feira, 30 de setembro de 2015

DRONES

Ana Caroline Moura RA: 20530830
Felipe Amaral Ribeira RA: 20700973
Larissa Takizawa de Almeida RA: 20625630
Paloma Barros Santos RA: 20279879
Willian Santos de Siqueira RA: 10115053

DRONES

Drone é um veículo aéreo não tripulado (VANT), que é controlado remotamente, seja por controle remoto, dispositivo digital, computador, simulador, etc.
Exemplos de usos: filmagens, fotografias, atividades agrícolas, missões militares, mapeamento de imagens 3D, monitoramento meteorológico, inspeção de plataformas de petróleo, etc.



Fotogrametria com DRONES
As imagens captadas pelo (VANT) são processadas e otimizadas através de softwares específicos de Fotogrametria, gerando mosaicos ortorretificados, modelos digitais de superfície e terreno, Topografia do terreno, modelos tridimensionais, além dos mais variados produtos cartográficos.



Basicamente um projeto de Fotogrametria é dividido em três fases, Planejamento do Voo, Execução do Voo, Processamento dos Dados.
Planejamento do Voo: Nesta etapa são definidos dados como, altura do voo, resolução do mapeamento, quantidade de imagens fotografadas, quantidades de faixas de voo, basicamente você deverá conhecer qual será a área mapeada para isto geralmente é utilizado o Google Earth, de posse da área e suas dimensões são definidos os parâmetros do voo.
Execução do Voo: Após o planejamento do voo é hora de executar, nesta etapa basicamente é realizado o voo fotografando a área de interesse e caso o projeto exija uma alta precisão são coletados os pontos de controle (alvos) em solo.
Processamento dos Dados: Através das imagens coletadas e das informações do voo estes são processados em softwares específicos e gerados os principais produtos.

Drones na Arquitetura e na Engenharia
Mapeamentos Diversos para várias fases do Projeto.
Topografia.
Inspeção e acompanhamento de Obras.
Sistema de Informações Geográficas.
Monitoramentos de obras de Construção Civil.


 Bibliografia


Websites:
·        Geodrones
Link: <http://geodrones.com.br/imagens-georreferenciadas/>
Data de acesso: 30 /09/2015

·        Mundo Geo
Link: < http://mundogeo.com/blog/2015/09/25/monitoramento-de-obras-na-construcao-civil-ja-pode-ser-feito-com-drones/>
<http://mundogeo.com/blog/2015/04/17/video-gratuito-mostra-detalhes-usos-e-funcionalidades-dos-drones/>
Data de acesso: 30 /09/2015

·        Doctor Drone
Link: <http://doctordrone.com.br/fotogrametria-com-drones/>
Data de acesso: 30 /09/2015








segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Estações Totais

Alyne Zambonini RA:20571973
Gabriela Mendonça RA:20754504
Natália F. Coutinho RA:20653648
Marcelo Annicchino RA:20625978
José Lourenço Nór RA:20705796


Estações Totais


 A Estação Total ou Taqueômetro é um equipamento topográfico, óptico e eletrônico utilizado para medir ângulos verticais, horizontais e também distâncias lineares em terrenos.
 De acordo com evolução dos aparelhos de medida de ângulos e distâncias, surgiu como inovação este novo instrumento, que é a junção do teodolito eletrônico digital com o distanciômetro eletrônico, montados num só bloco.



 A estação total armazena dados captados e faz alguns cálculos em campo. São determinados ângulos e distâncias do instrumento até pontos a serem examinados. Com a trigonometria, os ângulos e distâncias são utilizados para fazer os cálculos das coordenadas das posições atuais (X, Y e Z) dos pontos examinados, ou a posição do instrumento com relação a pontos conhecidos.





 Para medir os pontos, posicione o equipamento em um lugar plano e livre de obstáculos e mire até o prisma. O prisma fica posicionado em uma ‘’vara’’ metálica e é colocado no ponto desejado para medir. Após essas etapas, a Estação Total emite um feixe de laser que reflete no prisma e volta para o equipamento.
 Pelo tempo de resposta e o ângulo de rotação da luneta o computador interno faz os cálculos dos ângulos e distâncias armazenando os pontos em sua memória interna.  Depois de gravar todas as informações necessárias dos pontos da medição, é só baixar os dados em um computador e desenhar o terreno ou construção.



 Coordenadas:


 É necessário duas coordenadas para definir a posição de um ponto. As coordenadas polares precisam de um alinhamento e de um ângulo. As coordenadas planas cartesianas precisam de duas linhas compreendidas em um sistema ortogonal.
 
A Estação Total mede coordenadas polares, as quais são convertidas em coordenadas planas cartesianas com base em um sistema ortogonal. Essa conversão pode ser feita pelo equipamento ou depois no escritório.


Medição de Ângulos:


 O ângulo horizontal α entre as duas direções definidas pelos pontos P1 e P2 independe da diferença de elevação existente entre eles, desde que a luneta tenha movimento livre no plano vertical, independentemente da direção horizontal. Essa condição, só é desejada satisfatoriamente em condições ideais. O ângulo vertical é a resposta da diferença vertical entre uma direção e a direção do ponto classificado. O ângulo vertical só está certo se a leitura do zero no círculo vertical do aparelho ser precisamente a direção zenital. Os desvios das condições ideais são resultantes de erros dos eixos do aparelho e pelo nivelamento não preciso. Z1 = ângulo zenital em relação a P1, Z2 = ângulo zenital em relação a P2, α = ângulo horizontal entre as duas direções determinadas pelos pontos P1 e P2.

Instalando o instrumento:


1. Abra as pernas do tripé no terreno e aperte firmemente as travas ou os parafusos.
2. Coloque o tripé instalado o máximo possível na horizontal, se assegurando que as suas pernas fiquem firmemente apoiadas no solo.
3. Coloque a Estação Total sobre o tripé e fixe-o usando o parafuso de fixação central.


Nivelando o instrumento:


 Depois de instalar o aparelho, nivele-o utilizado a bolha circular. Gire dois dos parafusos calantes em direções opostas e simultaneamente. O dedo indicador da mão direita indica a direção na qual a bolha deve se mover. Use o terceiro parafuso calante centralizando a bolha. Para certificar o nivelamento, rotacione o instrumento 180°. A bolha deverá permanecer centralizada. Se isso não acontecer, será necessário a calibração do instrumento.
 Para um nível, o compensador corrige automaticamente o nivelamento final. O compensador é feito de um conjunto de prismas que direcionam o raio de luz para o centro do retículo, mesmo se tiver algum desnivelamento da luneta. Se o operador após nivelar o nível mover um pouco uma das pernas do tripé, ele irá notar que a linha de visada se move ao redor da leitura na mira, se mantendo sempre sobre o mesmo ponto. Esse é o modo de testar se o compensador pode mover-se livremente.


Instalando a Estação Total sobre um ponto no solo:


1.  Coloque o tripé aproximadamente sobre o ponto no solo. 
2. Verifique a posição do tripé, em todos os lados, deixando sua base aproximadamente na horizontal e sobre o ponto desejado.
3. Fixe as pernas do tripé firmemente no solo e use o parafuso de fixação central para fixar o aparelho sobre o tripé. 
4. Ligue o prumo a laser e rode os parafusos calantes até o ponto laser ou o prumo ótico ajustar com o ponto no solo.
5. Centralize a bolha circular regulando as pernas do tripé.
6. Após nivelar o instrumento, desaperte o parafuso de fixação central movimentando o equipamento sobre a base do tripé, até o ponto laser ajustar com o ponto no solo. 
7. Aperte novamente o parafuso de fixação central.


 Para não ter erro na medição, por conta de condições atmosféricas ou os erros de colimação residuais, a Estação Total deve estar na mesma distância dos dois pontos.

 Basicamente, as características principais de uma Estação Total são: teodolito com um distanciômetro, um coletor de dados acoplados, podendo medir e gravar ângulos e distâncias ao mesmo tempo e um tripé.

 A Estação Total é um aparelho muito utilizado na construção civil, sendo ele essencial na Topografia e engenharia civil.


Bibliografia

Websites