sábado, 10 de outubro de 2015

Níveis Topográficos


Carolina dos Santos Silva    RA:20326290

Carolina Pereira Ramos      RA:20748943
Thainá Rocha Neves           RA:20509665
Vitor Daniel Freitas             RA:20751762

NÍVEIS TOPOGRÁFICOS



 O que são e quais suas principais características?


    O nível é um aparelho topográfico especialmente apto à medição de desníveis, com ele é fácil materializar rigorosamente uma visada horizontal. 
   Possui uma luneta astronômica, nivelas esféricas e/ou tóricas e ainda parafusos nivelantes da base. os equipamentos podem ser classificados em ópticos, digitais e a laser.

Funcionamento e uso

Nos digitais, a leitura na mira é efetuada automaticamente empregando miras em código de barra.

 Nos níveis lasers, o equipamento lança um feixe de raios laser no plano horizontal, invisível ou visível, e em 360º. Este feixe pode ser captado por um sensor acoplado, ou a uma mira, ou a alguma máquina de terraplenagem.
Os níveis ópticos podem ser classificados em mecânicos e automáticos. No primeiro caso, o nivelamento "fino ou calagem" do equipamento é realizado com o auxílio de níveis de bolha bipartida. Nos modelos automáticos a linha de visada é nivelada automaticamente, dentro de um certo limite, utilizando-se um sistema compensador (pendular).

O nível de horizontalização automática é, atualmente, o tipo de nível mais utilizado, possuindo um mecanismo interno que, atuando por gravidade, permite colocar a linha de visada perfeitamente horizontal desde que haja uma aproximação, prévia, à horizontal, o que se consegue com a nivela esférica. 


Fontes:



http://www.georeferencial.com.br/old/material_didatico/apostila_topografia_UFPR.pdf

sexta-feira, 9 de outubro de 2015


Turma: m2c
Bruno Buzatti
Maria Eduarda
Flavio Moreira
Eduardo Rocha
Rafael Alves 
Gabriel Castro

Diogo Guimarães


DRONES 


O que são:
Os drones, são pequenas aeronaves não tripuladas, no Brasil, são conhecidos também pela sigla VANT (veículo aéreo não tripulado). Trata-se de um "avião" ou "helicóptero" controlados remotamente, se tornaram comuns entres os serviços militares e também de vigilância. No entanto, não somente em trabalhos de alto risco os drones costumam ser utilizados, também podem ser usados por fotógrafos, cinegrafistas, resgates e também limpeza de materiais tóxicos ou apenas como diversão.
Tipos de drone:
Existem atualmente vários tipos de drones. Alguns deles desenvolvidos para realizar trabalhos específicos, outros, no entanto, são usados apenas como diversão. Os drones pode ter asas fixas (semelhantes a um avião) ou asas giratórias (semelhantes a um helicóptero).
Drones utilizados na topografia: 

Drone é uma tecnologia de aquisição de dados da Fotogrametria, assim como a Estação Total é a tecnologia de aquisição de dados da Topografia. A Fotogrametria coleta informações dos objetos remotamente, enquanto a Topografia utiliza o solo como meio de aquisição de dados, a Fotogrametria utiliza o espaço aéreo e ambas as ciências tem o mesmo objetivo “coletar informações georreferenciadas” e representar estas informações em forma de mapa.
A Fotogrametria ficou mais conhecida devido à popularização dos Drones, porém, esta técnica surgiu no século passado na França e já passou por grandes transformações.

Por ser uma tecnologia cara, seus produtos são destinados aos órgãos públicos principalmente grandes centros que utilizam para implementar seus planos diretores e para realizar uma gestão estratégica do seu território e grandes empresas de engenharia que utilizam seus produtos em grandes obras de engenharia, principalmente em obras de rodovias.

Com a chegada dos Drones, a Fotogrametria teve seu custo reduzido proporcionando que pequenas e médias empresas tenham acesso aos seus produtos.

Através da fotogrametria são extraídas as curvas de nível, este produto é idêntico às curvas de nível geradas pela Topografia apresentando melhor detalhamento do solo, pois a partir da Fotogrametria são gerados milhões de pontos, já na topografia estes pontos são espaçados geralmente em 10 metros de distância, portanto, a fotogrametria apresenta maior riqueza de detalhes do solo.

                                             MDT – Modelo Digital do Terreno

Turma: m2c
Bruno Buzatti
Maria Eduarda
Flavio Moreira
Eduardo Rocha
Rafael Alves 
Gabriel Castro
Diogo Guimarães


ESTAÇÃO TOTAL 

O que é:
Estação Total ou Taqueômetro é um instrumento eletrônico utilizado na topografia capaz de medir ângulos e distâncias
Procedimento:

Para fazer a medição é necessário posicionar a estação total num local livre de obstáculos e mirar até o prisma. O prisma fica sobre uma “vara” metálica e deve ser colocado sobre o ponto onde se quer medir. A estação total então emite um feixe de laser que reflete no prisma e retorna ao equipamento. Pelo tempo de resposta e o ângulo de rotação da luneta da estação o computador interno calcula os ângulos e distâncias armazenando os pontos em sua memória interna. Após pegar todos os pontos necessários para a medição, basta baixar os dados em um computador e desenhar o terreno ou construção aferida.


Características:

A estação total possui praticamente, as mesmas funções do teodolito, faz medições tanto horizontal quanto vertical, o teodolito porem, registra apenas os ângulos de uma área, sendo necessário anotar todos os dados que serão calculados manualmente. Já na estação total as coordenadas dos pontos podem ser registradas na memória do aparelho e ainda pode ser calculada as áreas, alturas e ângulos automaticamente. 



Bibliografia


quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Drones

Alyne Zambonini Pinto RA:20571973
Gabriela Ribeiro de Mendonça RA:20754504
Natália Ferreira Coutinho RA:20653648 
Marcelo Annicchino Vieira de Oliveira RA:20625978
José Lourenço Nór RA:20705796


 Drones

 O drone funciona como um espião particular, para vistoriar e vigiar grandes áreas aereamente. É uma espécie de helicóptero em miniatura. O Drone é um aparelho de dados da Fotogrametria. A Fotogrametria recolhe dados das áreas remotamente, enquanto a Topografia utiliza o solo como base de aquisição de dados, a Fotogrametria utiliza o espaço aéreo e ambas as ciências tem o mesmo objetivo “coletar informações georreferenciadas” e representar estas informações em forma de mapa.

 Os drones foram criados com custo mais barato do que um satélite, com funções parecidas, como capacidade de vigilância, monitorização de produções agrícolas, levantamentos topográficos, supervisão do tempo e desastres naturais ou qualquer outro fenômeno que os satélites de baixa altitude controlam.




Projeto de Fotogrametria: Dividido em 3 etapas

Planejamento do Voo, Execução do Voo, Processamento dos Dados.

 Planejamento do Voo: É definida a altura do voo, resolução do mapeamento, quantidade de imagens fotografadas, quantidades de faixas de voo, você deverá conhecer qual será a área mapeada, para isto normalmente é utilizado o Google Earth, de posse da área e suas dimensões são definidos os parâmetros do voo.
 Execução do Voo: É realizado o voo fotografando a área selecionada e caso o projeto exija uma alta precisão são coletados os pontos de controle (alvos) em solo.
Processamento dos Dados: Através das imagens coletadas e das informações do voo estes são processados em softwares específicos e gerados os principais produtos.
 Depois do pós-processamento dos dados colhidos com o voo, as fotos junto com o log do voo são processadas e então é feito o Mosaico de Orfotos, este é o principal produto derivado da Fotogrametria, ele junta as imagens individuais em uma única imagem georreferenciada, é uma imagem que tem a mesma função de um mapa de traço, nesta imagem é possível realizar medidas lineares, angulares e vetoriais.





 Para captar imagens, ele faz o voo carregando uma ou mais câmeras de vídeo, ele é controlado do chão com o auxílio de um controle, porém mostrando do alto tudo o que está acontecendo em todas as áreas desejadas para o levantamento.
 A câmera que um deles carrega tira fotos e filma em alta definição. Pode voar a até 60 metros de altura e, conforme as condições, pode ficar até 40 minutos voando, período que daria para documentar cerva de 40 hectares.
Uma estação meteorológica indica temperatura, pressão atmosférica, direção de vento e também é utilizada como antena para se comunicar facilmente com o drone.
 Ele tem um computador de bordo e GPS que capta sinais de oito satélites e é possível fazer um sobrevoo milimetricamente preciso. No caso das florestas comerciais de eucalipto, um primeiro uso certo é no combate das formigas.
 As informações coletadas pelo drone são mais rápidas e baratas. Ele faz fotos precisas do capão de eucalipto, e um aplicativo de reconhecimento de imagem não só vai achar onde estão localizados os formigueiros, como já vai mostrar o tamanho que eles têm. 





 Equipamento utilizado na Engenharia e Topografia:

  • Mapeamentos Diversos para várias fases do Projeto
  • Inspeção e acompanhamento de Obras
  • Sistema de Informações Geográficas

Bibliografia



quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Drones


Estudo dos Drones

Os drones são equipamentos não tripulados de diversos tamanhos, capazes de voar e de serem monitorados através de controles remotos. Originalmente tinham como objetivo permitir que soldados vigiassem ou até mesmo atacassem determinada região de uma forma menos perigosa, atualmente, os drones foram aprimorados pela sociedade e são empregados em diversas tarefas úteis, como o monitoramento de fronteiras, estradas e florestas, auxílio em plantações, cinegrafia, fotografia, entregas e muito mais.

  
No que diz respeito à utilização desse equipamento na construção civil, é possível realizar avaliações topográficas, planejar melhor cada um dos passos de uma obra, otimizar as avaliações comerciais, saber qual vai ser a vista de cada janela, através de imagens em diversos ângulos do canteiro de obras permitir que os clientes acompanhem o andamento da construção tornando-se uma ferramenta de relacionamento com o cliente,  além de diminuir o índice de acidentes por alcançar locais perigosos e ainda reduzir custos.

Fontes:



 Integrantes:
Bruna Borim 20720061
Gabriela Amorim 20647188
Giovana Cirstensiense 20727079
Isabela Tottoli 20681002
Tulio Segala 20695143 
Veronica Venancio 20751326


Drones

Guilherme Vieira RA: 20642339
Renan Rezende RA: 20646121
Bianca Ferreira RA: 20694604
Luan Gebim  RA: 20662625
Giovana Rebeca RA: 20647174
Vinicius da Silva RA: 20318826
Mariana Mir RA: 20329828

Drones




Pra que serve, quais são suas características?


O drone é uma inovação tecnológica que tem chamado à atenção de muitas pessoas nos últimos tempos. Ele resiste a trabalhos pesados e ambientes hostis, esses equipamentos podem ter diversas utilidades.
Basicamente é um controle via rádio que você pode fazer manobras sem toca-lo. Estes aparelhos ajudam as pessoas à realizar tarefas arriscadas ao ser humano ou ferramentas para trabalhos que ninguém quer ou consegue realizar.



Essas características ajudam a entender como esses equipamentos se tornaram muito comuns entre diversos profissionais na área da engenharia, arquitetura, fotografia.

Na arquitetura e na engenharia utilizam-se muitos drones para ver o loteamento, a demarcação do terreno, o andamento da obra e muitas vezes ele também é utilizado depois que a obra estiver pronta, para fotografar e, se for o caso, fazer a divulgação do lugar/obra.



Fotogrametria com drones:


É uma ciência que mapeia grandes áreas com a ajuda de câmeras instaladas embarcadas em aeronaves. Inicialmente, eram usados aviões para este tipo de serviço, mas com o avanço tecnológico, podemos utilizar embarcações menores, como os drones, e com câmeras digitais, que tem melhores resoluções. Com isso, pode-se obter ajuda para fazer, por exemplo, o levantamento topográfico de alguma área.


Bibliografia:

http://www.dronedireto.com.br/#!imagens/czgr
http://doctordrone.com.br/c/utilizacao/mapeamento/
http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/10/o-que-sao-e-para-que-servem-os-drones-tecnologia-invade-o-espaco-aereo.html
http://economico.sapo.pt/noticias/saiba-o-que-e-um-drone-e-para-que-serve_214919.html
http://www.eyesky.com.br/drones-tipos-e-caracteristicas/
http://mundogeo.com/blog/2014/04/03/como-escolher-o-melhor-opcao-de-drone-para-cada-trabalho/