quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Níveis Topográficos

Ana Caroline Moura RA: 20530830
Felipe Amaral Ribeira RA: 20700973
Larissa Takizawa de Almeida RA: 20625630
Paloma Barros Santos RA: 20279879
Willian Santos de Siqueira RA: 10115053

Níveis Topográficos

O nível é um aparelho topográfico, usados para determinação de diferenças de altitude ou de cotas entre dois pontos da superfície terrestre. É usado na leitura de alturas sobre uma mira posicionada verticalmente sobre os pontos, munido de uma luneta astronómica, nivelas esféricas e/ou tóricas e ainda parafusos nivelantes da base. Como mostra a figura:



 E composto das seguintes partes:



Partes de um Nível ótico automático (Berger, modelo CST)

Possui ainda acessório, como o tripé, utilizado para a sustentação do nível; o prumo esférico de cantoneira, utilizado para a verticalização da mira; sapatas de nivelamento, utilizadas como suporte à mira; e as miras que são réguas graduadas, de 2 ou 4 m, de imagem inversa ou direta que servem para taqueometria e nivelamento geométrico.
Para medir distâncias com o nível, observa-se o retículo de limite, que possui dois fios dispostos simetricamente em relação à marca de cruz central. A distância pode ser obtida multiplicando-se por 100 o segmento na mira, equivalente ao espaçamento entre os fios (como mostra o esquema a baixo).
Exemplo:           Leitura do fio superior B = 1.829
Leitura do fio inferior A = 1.603
    Segmento equivalente na mira I = B-A = 0.226
       Distância = 100 I = 22.6 m

Quanto ao funcionamento, os equipamentos podem ser classificados em ópticos, digitais e a laser. Nos digitais, a leitura na mira é efetuada automaticamente empregando miras em código de barra. Nos níveis lasers, o equipamento lança um feixe de raios laser no plano horizontal, invisível ou visível, e em 360º. Este feixe pode ser captado por um sensor acoplado, ou a uma mira, ou a alguma máquina de terraplenagem. Se visível, o feixe pode ser visto diretamente sobre a mira.
Os níveis ópticos podem ser classificados em mecânicos e automáticos. No primeiro caso, o nivelamento "fino ou calagem" do equipamento é realizado com o auxílio de níveis de bolha bipartida. Nos modelos automáticos a linha de visada é nivelada automaticamente, dentro de certo limite, utilizando-se um sistema compensador (pendular). Os níveis digitais podem ser enquadrados nesta última categoria.
O nível topográfico possui diversas utilidades na construção civil, dentro elas: nivelamento de precisão, nivelamentos de 1ª e 2ª ordens, controle vertical na construção civil e na mecânica de precisão, controle do movimento vertical da crosta terrestre, nivelamento em linhas de curta distância, perfis longitudinais e transversais, nivelamento de áreas, etc. Tornando-o de grande importância para o estudo topográfico em fases iniciais de obras.

Bibliografia

Websites:
  • PDF Lidel.pt
Link: <http://www.lidel.pt/dcso/978-972-757-850-4_10_pag.pdf>
Data de acesso: 16/09/2015
  • PDF Topografia UFBA
Link: <http://www.topografia.ufba.br/evolucao%20tecnologicatop.pdf>
Data de acesso: 16/09/2015
  • Ebah
Link: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAABZsAAI/topografia-ii/.>
Data de acesso: 16/09/2015

Um comentário:

  1. O estudo de caso deveria falar de uma aplicação específica e explicada, do instrumento. (-0,5)

    ResponderExcluir