quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Teodolitos


Alyne Zambonini RA:20571973
Gabriela Mendonça RA:20754504
José Lourenço Nór RA:20705796
Marcelo Annicchino RA:20625978
Natália F. Coutinho RA:20653648
Thalita Vianna RA:20650726



 O teodolito é um instrumento de precisão óptico de medida, utilizado para mensurar medidas em ângulos verticais e horizontais, em medidas diretas e indiretas de distâncias.
 Existem dois tipos de teodolitos: O Mecânico, preciso porém ultrapassado e o eletrônico, mais preciso e mais utilizado atualmente.
  •  Teodolito Mecânico: O teodolito mecânico serve para medir ângulos verticais e horizontais, calculando distâncias e áreas, de acordo com os ângulos. É um aparelho analógico, de precisão, um tanto ultrapassado, porém ainda muito utilizado atualmente. Ele registra todas as informações necessárias da área, porém deve-se anotar todos os dados e calcular manualmente.
  Em questão de precisão, ele atinge 3 segundos por quilômetro, sendo assim, as chances de erro mínimas de 0.0008 graus no ângulo por quilômetro.
  Para ser um instrumento extremamente preciso, ele utiliza limbos, critais divididos em 360 partes, formando ângulos, como subdivisão temos o limbo dos minutos, que são divididos em 60 e alguns em divisão de segundos, sendo dividido em 3 pausas (20, 40 e 60 segundos). 











  • Teodolito Eletrônico: Atualmente, é o mais utilizado e mais preciso que o teodolito mecânico. Assim como o teodolito mecânico, também mede ângulos verticais e horizontais, tendo a mesma função, porém ao invés de dar diferença na medição em graus, é dada de 20 em 20 segundos, dando diferença de espaço menor.
 Além de medir ângulos, eles tem a função de calcular distâncias, chamado de Estação total (distanciômetro). O distanciômetro emite um sinal que é refletido na mesma direção em que foi recebido. As distâncias horizontais, verticais e inclinadas são realizadas em alguns segundos, apresentando os valores no visor do aparelho. Até pouco tempo atrás, era necessário um prisma, para a reflexão do sinal, e hoje em dia é utilizado o distanciômetro eletrônico, que é um aparelho mais avançado e moderno, trabalhando sem unidade refletora. 





 Para utilizar um teodolito, é preciso montar ele com um tripé apoiado em um ponto fixo e plano no terreno, escolhendo um ponto para medir o primeiro ângulo desejado. Ajuste a altura do teodolito, de acordo com a sua comodidade em relação ao ocular. Use botões para ajustar o movimento lateral e o foco. Certifique-se de que o teodolito esteja apoiado em um lugar plano, de acordo com o ajuste do prumo. Olhe pelo ocular, ajustando o ângulo de medição o movendo para cima e para baixo, as áreas medidas serão destacadas em vermelho. No lado de alcance do aparelho, serão indicadas as medidas horizontais e verticais.






 Para calcular medidas, é necessário aplicar trigonometria - sistemas de triangulação. Através dessas informações, podem ser feitas cartas ou plantas topográficas e mapas.


Suas características principais são, basicamente, luneta, tripé, visor e indicadores de níveis. Antigamente, alguns teodolitos tinham bússolas acopladas no equipamento. Para facilitar a leitura do ângulo, as bússolas topográficas tinham os pontos cardeais Leste e Oeste invertidos.


 Este equipamento é muito utilizado nas áreas de Topografia e Geodésia, sendo seu uso também aplicado à engenharia.


Fontes:


Websites:






Um comentário:

  1. O estudo de caso deveria focar e explicar uma aplicação específica do instrumento na engenharia ou na arquitetura. (-0,5)

    ResponderExcluir