quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Teodolitos

Guilherme Vieira RA: 20642339
Renan Rezende RA: 20646121
Bianca Ferreira RA: 20694604
Luan Gabim  RA: 20662625
Giovanna Rebeca RA: 20647174
Vinicius da Silva RA: 20318826
Mariana Mir RA: 20329828

Teodolitos

A palavra "Topografia" deriva das palavras gregas "topos" (lugar) e "graphen" (descrever), o que significa, a descrição exata e minuciosa de um lugar.
O teodolito é um instrumento óptico de medida utilizado para realizar medidas de ângulos verticais e horizontais.

Sua finalidade é determinar o contorno, dimensão e posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre, do fundo dos mares ou do interior de minas, desconsiderando a curvatura resultante da esfericidade da Terra. Compete ainda à Topografia, a locação, no terreno, de projetos elaborados de Engenharia. 

Importância: ela é a base de qualquer projeto e de qualquer obra realizada por engenheiros ou arquitetos. Por exemplo, os trabalhos de obras viárias, núcleos habitacionais, edifícios, aeroportos, hidrografia, usinas hidrelétricas, telecomunicações, sistemas de água e esgoto, planejamento, urbanismo, paisagismo, irrigação, drenagem, cultura, reflorestamento etc., se desenvolvem em função do terreno sobre o qual se assentam. Portanto, é fundamental o conhecimento pormenorizado deste terreno, tanto na etapa do projeto, quanto da sua construção ou execução; e, a Topografia, fornece os métodos e os instrumentos que permitem este conhecimento do terreno e asseguram uma correta implantação da obra ou serviço.
A porção da superfície terrestre, levantada topograficamente, é representada através de uma Projeção Ortogonal Cotada e denomina-se Superfície Topográfica. Isto eqüivale dizer que, não só os limites desta superfície, bem como todas as suas particularidades naturais ou artificiais, serão projetadas sobre um plano considerado horizontal. À esta projeção ou imagem figurada do terreno dá-se o nome de Planta ou Plano Topográfico.


O profissional que trabalha com a Topografia deve ter conhecimento das principais técnicas empregadas na comprovação de teodolitos e níveis. Com isto poderá ele definir se um determinado instrumento está em condições de ser utilizado antes de in qualquer tipo de trabalho. Tanto os teodolitos quanto os níveis possuem determinadas condições de construção e ajuste que devem ser satisfeitas com o objetivo de que se obtenha medidas com um mínimo de influência dos erros instrumentais.




Com o avanço da tecnologia o teodolito passou a ser mais leve e fácil de carregar com maior alcance e precisão , além de ser capaz de realizar medições com maior precisão e possuir um dispositivo com ótica de alto rendimento e facilidade de utilização.

A ele podem ser acoplado com outros equipamentos de medição como o distanciômetro eletrônico ou trena eletrônica.



O teodolito é um instrumento ótico ,especificamente utilizado para a medição de ângulos horizontais e verticais em medidasdiretas e indiretas de distâncias, e pode ser utilizado pela engenharia em medições de grandes obras como, barragens, hidrelétricas, pontes, medição industrial, exploração de minérios, além de ser aplicado em levantamentos topográficos e geodésicos.


(
À esquerda, um modelo de teodolito do século XIX (Acervo MAST) e à direita, um teodolito eletrônico (da marca ZEISS).

Os serviços de topografia e geodésia atuais geralmente utilizam o GPS que permite a determinação de medidas precisas em tempo real, qualquer que seja a configuração do terreno entre ambos os receptores.


O teodolito é posicionado em um ponto de forma que esteja nivelado com o eixo de gravidade do local, mira-se com a luneta para um outro ponto e, então, toma-se sua medida angular. Precisamos no mínimo das medidas de três pontos diferentes. 

Para o cálculo de tais medidas, aplicam-se sistemas de triangulação (método de levantamento baseado na trigonometria). Através desses dados, podem ser confeccionadas cartas ou plantas topográficas e mapas. 

Emprega-se o teodolito em 
Topografia e Geodésia sendo seu uso também aplicado à engenharia.
Geralmente junto do teodolito é usada uma bússola para medir os ângulos formados pela posição no terreno em que está sendo realizado o levantamento topográfico/geodésico, com a direção do meridiano magnético.

Alguns teodolitos antigos possuíam a bússola acoplada em sua estrutura, como é o caso do teodolito-trânsito. Era comum existirem bússolas topográficas com os pontos cardeais Leste e Oeste invertidos, pois isso facilitava a leitura do ângulo no seu quadrante.

Fontes de erro nas medições angulares com teodolito:  Nas operações de medição angular, desde a materialização do vértice do ângulo até a leitura do mesmo, uma série de erros podem ocorrer. Dentre as principais fontes que dão origem a erros, destacam-se aquela devida à centralização do instrumento no ponto, o nivelamento do instrumento, a refração atmosférica, a precisão na pontaria e, principalmente, os erros axiais do instrumento.

Bibliografia:
TEODOLITOS E NÍVEIS ÓPTICOS - VERIFICAÇÃO E AJUSTES
MUSEU DE ASTRONOMIA

APOSTILA DE TOPOGRAFIA - PUC/PR

Um comentário: